ENTRE EM CONTATO

Endereço: Rua Professor José Vieira de Mendonça, nº 520 

Bairro: Engenho Nogueira

Belo Horizonte / MG – CEP: 31310-260

 

Telefone: (31) 3409-7387

E-mail: contato@ctnano.org

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

Comunic@ 2019

CIMENTO NANOESTRUTURADO

Sobre a ótica do desenvolvimento e da incorporação de tecnologia de ponta em materiais cimentícios, a frente de trabalho Cimento Nanoestruturado trabalha não só na evolução do processo de síntese de nanotubos de carbono, mas também na aplicação destes em matrizes cimentícias, como pastas de cimento, argamassas e concretos.

Trabalhando à partir de um processo pioneiro, desenvolvido por pesquisadores vinculados ao CTNanotubos, a síntese de nanotubos de carbono em clínquer de cimento Portland, em resíduos industriais como escória, carepa de laminação, além de sílica ativa e outros materiais cimentícios, foi possível obter uma forma de aplicação destes nanomateriais com baixo custo e melhor eficiência.
 
Atualmente a frente de pesquisa trabalha em duas vertentes que possuem grandes demandas em setores estratégicos da indústria. A primeira está relacionada ao setor de Petróleo e Gás, com a aplicação do cimento nanoestruturado na cimentação de poços de petróleo e gás, à partir do cimento Classe G nanoestruturado. Já a segunda está relacionada a aplicação de cimentos nanoestruturados na Construção Civil, potencializando os cimentos mais empregados no setor, como o CP III e o CP V-ARI, além de contribuir indiretamente na Cadeia Sustentável de produção e aplicação desses.
 
Pesquisas revelam o potencial do cimento nanoestruturado na melhoria e aumento de propriedades mecânicas dos compósitos cimentícios, como nas resistências à tração e a compressão, além da energia de fratura. Melhorias também são obtidas no desempenho quanto à durabilidade desses materiais, podendo então prolongar a vida útil de estruturas compostas por matrizes cimentícias de cimento.